10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, vários setores da sociedade civil e organizações governamentais se reuniram na última segunda-feira (10) para discutir e apresentar propostas na X Conferencia municipal de assistência social.

Organizado pela Prefeitura de Tupaciguara, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho municipal de Assistência Social, o evento teve como objetivo debater e avaliar a Política de Assistência Social.

Durante a Conferência foram propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na X Conferencia, vários debates coletivos com participação da sociedade, através de sua representatividade, conselhos, entidades e instituições, asseguraram momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representem os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Um grande número de pessoas compareceu ao evento, que aconteceu no Auditório Prof. Carlos Antônio do Vale, inclusive representantes da cidade de Santa Vitória.

Durante o encontro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Lourenço Borges Neto, fez uma prestação de contas do trabalho realizado evidenciando os projetos importantes da secretaria, através do CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social – como: “Xadrez Social” (aulas de xadrez), “Tocando em frente” (aulas de violão), “Tarde da Alegria” (tarde dançante para idosos), “Crianças do Futuro, Mães do Agora”, “Quem ama cuida” (com atividades físicas), Projeto “Bailare”( grupo de dança com adolescentes), Projeto “Arte e Cor” (onde são desenvolvidos artesanatos em geral), Projeto “Zumba”(onde por meio da dança são realizadas atividades físicas), Hidroginástica, Projeto “Gestante feliz” com entrega de kits para futuras mamães. Neto ainda falou sobre as ações do CREAS, da Casa de Acolhimento AMAR, das atividades do CIAC e das parcerias com entidades e instituições religiosas.

A ex-prefeita, ex vice-prefeita e primeira Secretária de Ação social, Maria Helena Alves Oliveira, recebeu da Prefeita Edilamar Novais e do Secretário Francisco Neto uma homenagem, onde foram lembradas as primeiras ações voluntárias da Secretaria e a evolução das ações sociais.

A palestrante da X Conferência foi Letícia Alves Carvalho, especialista em trabalho social com famílias e Mestranda em Gestão de Políticas Públicas.

Após o debates do eixos temáticos, aconteceu a eleição dos delegados que vão participar da Conferência estadual, na capital mineira, marcada para outubro deste ano, que ficaram assim definidos:

Representantes da Sociedade Não governamental:

Titular: Zulma Martins Gomes Freitas

Suplente: Carla Cristina Fonseca Maciel

Titular: Francieli Dias Ribeiro

Suplente:Daniela Rodrigues Borges e Souza

Titular:Telma Lúcia Silva

Suplente:Maristela Feldner

Representantes das entidades Governamentais:

Titular: Elcy Divina de Oliveira

Suplente: Alexina de Fátima Cruz

Titular: Karina Cascaes

Suplente: Thiago Rodrigues Oliveira

Titular: Ana Paula Barroso Guerra

Suplente:Darci Pereira da Silva

A solenidade encerrou-se com um coquetel